1. Inicio
  2. /
  3. História

rediseño web oducal_Historia.pngHistória

Historia_ODUCA.jpg

Reunião do Conselho de Diretores, Costa Rica Rica, novembro de 2017

 

Resenha Histórica da ODUCAL:

No difícil contexto cultural, social e político que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial, caracterizado por grandes tensões entre as democracias ocidentais e os países alinhados com a União Soviética, os educadores católicos começaram a reunir-se para refletir sobre os desafíos que implicava o novo orden mundial. As terras latino-americanas, tomam relevancia com os congressos interamericanos de Educação Católica, realizados em La Paz, Bolivia, em 1948, e no Rio de Janeiro, Brasil, em 1951. Em eles surgiu a ideia de criar uma entidade supranacional que agrupasse as universidades católicas do América latina. Essa possibilidade foi cuidadosamente analisada no Congresso da Federação Mundial das Universidades Católicas - realizada em Quebec, Canadá, em setembro do 1952. Os diretivos da Federação acordaram apoiar uma iniciativa em tal sentido e solicitaram a Sagrada Congregação de Seminários e Universidades que autoriza a criação de uma entidade que reunirá as universidades católicas latino-americanas.

 

Obtido o consentimento da Sagrada Congregação, os reitores latino-americanos se reuniram, entre os días 7 e 12 de setembro do 1953, na Pontificia Universidade Católica do Chile, localizado em Santiago do Chile. Seu reitor foi Monsenhor Alfredo Silva Santiago, Arcebispo da Diocese de Concepção.

 

Estiveram presentes na reunião as Universidades:

Pontificia Universidad Católica de Chile, Universidad Católica de Valparaíso (Chile), Universidad Católica de La Habana (Cuba), Universidad Católica del Perú, Universidade Católica de Rio Grande do Sul (Brasil), Universidad Católica del Ecuador, Universidad Bolivariana (Colombia), Universidad Javeriana (Colombia), Centro Universitario de México.

 

Nesta reunião foi acordado constituir a Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL). Monsenhor Alfredo Silva foi nomeado presidente da nova entidade e o RP. Agustín Martínez, Decano da Faculdade de Filosofia da Pontificia Universidad Católica de Chile, Secretário Geral. Os reitores das universidades católicas do Porto Alegre e de Lima foram eleitos conselheiros.

 

Desde sua fundação ODUCAL têm funcionado sem interrupções, e organiza periodicamente reuniões com os reitores das suas instituições afiliadas com a finalidade de renovar a junta do Conselho de Diretores e discutir os diversos temas de interesse geral.